domingo, 21 de março de 2010

Memórias de uma Gueixa


Memórias de uma Gueixa (Memoirs of a Geisha) é um romance de Arthr Golden, publicado em 1997, onde é contada na primeira pessoa a história de uma gueixa em Gion, Kioto, no Japao, antes, durante e depois da Segunda guerra mundial. O livro foi adaptado ao cinema em 2005, no fime do mesmo nome.


A sinopse eh a segunte:

Chiyo (Suzuka Ohgo) foi vendida a uma casa de gueixas quando ainda era menina, em 1929, onde é maltratada pelos donos e por Hatsumomo (Gong Li), uma gueixa que tem inveja de sua beleza. Acolhida por Mameha (Michelle Yeoh), a principal rival de Hatsumomo, Chiyo ao crescer se torna a gueixa Sayuri (Zhang Ziyi). Reconhecida, ela passa a desfrutar de uma sociedade repleta de riquezas e privilégios até que a 2ª Guerra Mundial modifica radicalmente sua realidade no Japão.


Achei legal esse filme, pq há um tom meio poético no decorrer do drama, que, pode ser refletido na personagem Sayuri ( Zhang Ziyi ) . Uns dizem que eh um filme que retrata a linda poesia que é a vida das gueixas, um amor que ultrapassa anos.. Outros falam que o este um olhar de como encarar sua situação da melhor forma possível, ainda que essa situação seja muito ruim... enfim




 Confesso que quando eu vi o filme no inicio, eu jurava que gueixa fosse uma espécie de guerreira que combatia o crime, sando suas artes marciais para isso, essas coisas.. (hahaha) Só depois q pecebi o q 'Gueixa' siginificava.. ^.^ Nao eh relevante ressaltar aki o que siginifca, assista e descubra \o/ Eh apaixonante.



Principais prêmios e indicações



Oscar - 2006 (EUA)
  • Venceu nas categorias de melhor direção de arte, melhor fotografia e melhor figurino;
  • Indicado nas categorias de melhor trilha sonora, melhor som e melhor edição de som.
BAFTA - 2006 (Reino Unido)
  • Venceu nas categorias de melhor figurino, melhor fotografia e melhor trilha sonora.
  • Indicado nas categorias de melhor atriz (Zhang Ziyi), melhor desenho de produção e melhor maquiagem.
Globo de Ouro - 2006 (EUA)
  • Venceu na categoria de melhor trilha sonora.
  • Indicado na categoria de melhor atriz - drama (Zhang Ziyi).
MTV Movie Awads (EUA)
  • Indicada na categoria de melhor performance sexy (Zhang Ziyi).







Obs: Seria legal se akeles olhos azuis e deslumbrantes da menina fossem de verdade hahahah ^.^

Nenhum comentário:

Postar um comentário