quinta-feira, 11 de março de 2010

Fernando Pessoa - Obras Poéticas

Fernando Pessoa - poeta e escritor português - é considerado um dos maiores poetas da Língua Portuguesa, o seu valor é comparado ao de Camões.
Durante sua discreta vida, atuou no Jornalismo, na Publicidade, no Comércio e, principalmente, na Literatura. Como poeta, desdobrou-se em diversas personalidades conhecidas como heterónimos, em torno das quais se movimenta grande parte dos estudos sobre sua vida e sua obra. Centro irradiador da heteronímia, auto-denominou-se um "drama em gente".



Pessoa: ''Criei em mim várias personalidades. Crio personalidades constantemente. Cada sonho meu é imediatamente, logo ao aparecer sonhado, encarnado numa outra pessoa, que passa a sonhá-lo, e eu não."

Entre Varios heteronimos criados por Pessoa, três aki merecem destaques, e que na  minha opniao são os melhores jah criados por ele. São eles : Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Alvaro de Campos.


Alberto Caeiro ( o meu preferido )

                           Fragmento:

Pouco me importa.

Pouco me importa o quê? Não sei: pouco me importa.

[Firmee essa ] ^.^







Ricardo Reis

                                                         Fragmento:
Para ser grande, sê inteiro: nada


Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive.

[ nega à metafísica ]




Álvaro de Campos

Fragmento :

TABACARIA




Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.
[...]  

O cara ^.^


Apresentei acima, um dos melhores e + importantes autores da literatura portuguesa, Fernando Pessoa - O cara ^.^ - juntamente com seus heteronimos + bem conceituados no mundo das obras literárias.. Fiz isso pq, eu gosto desse povo aaahhh êêêê.... Tão tah, flw.

3 comentários:

  1. Eu adoro Fernando Pessoa, é que adoro mesmo!
    Acho que era um génio, mas que por azar da vida foi nascer numa época onde a inovação ainda não era muito bem aceite..! Por isso é que ele se sentia tão incompreendido.

    Devido a essa incompreensão resultaram poemas fantásticos!

    Dos heterónimos principais o meu preferido também é Alberto Caeiro, por ser o mais sábio e o que tem uma perspectiva mais simples acerca "do que é" a vida.

    Com Ricardo Reis não consigo muito bem criar aquele laço de semelhança comigo, pois ele preocupa-se muito com o tempo! Aliás, na minha opinião passa tanto tempo a falar do tempo que acaba por o desperdiçar, não achas? :D

    Por fim, Álvaro de Campo é, na minha perspectiva, o mais complexo destes heterónimos... tem as suas fases (literalmente)... gosto mais da fase em que o pessimismo dele vem ao de cima e ele sente que tem de "deitar tudo cá para fora" e mostrar a sua revolta... apela muito ao sentimento do leitor! A fase futurista também me agrada, em especial a Ode Triunfal... é que ele fala de uma maneira tão expressiva que é como se ele vivesse perto das máquinas o suficiente para saber o que elas sentem, como se ele próprio fosse uma máquina!

    Infelizmente agora já não estudo Fernando Pessoa, mas continuo a adorar o seu trabalho :D

    ResponderExcluir
  2. ESSES POETAS MODERNISTAS DA NOSSA MENTALIDADE..EH FIRMEZA

    ResponderExcluir